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Atualizações de algoritmo do Google

Atualizações de algoritmo do Google

O inicio das atualizações do algoritmo do Google

O Google é a ferramenta de busca número um da internet no mundo inteiro, e seus engenheiros tem trabalhado muito para manter-se com esse status. O Google busca oferecer sempre a melhor experiência para seus usuários, trazendo resultados relevantes para cada pesquisa efetuada.

Mas nem sempre foi assim. No início o buscador tinha como objetivo acumular o maior número de informações sobre os mais diversos assuntos, e com isso, criar a maior base de conhecimento humano acessível da internet.

Com o tempo a necessidade de otimizar todas essas informações armazenadas foi inevitável, então Larry Page, Sergey Brin e a equipe de engenheiros decidiram criar pequenas atualizações dentro do algoritmo e testá-las diversas vezes. Assim nascia a primeira grande atualização no algoritmo do Google.

As mudanças principais no buscador acontecem internamente, onde nós usuários da "surface" ou "suprfície da internet" não podemos acessar.

Até o momento foram feitas 4 atualizações no algoritmo do Google. Em ordem cronológica as atualizações foram: Panda, Penguin, Hummingbird e Pigeon.

As alteraƧões no algoritmo do buscador acontecem sempre quando a equipe de engenheiros avaliam que de algum modo podem melhorar o desempenho entre buscador e usuário, e desse modo, a ferramenta do Google está em constante atualização.

Antes de tudo, você precisa saber que um dos impactos dessas atualizações foram a queda na qualificação de muitos sites incompatíveis com as novas tendências criadas dentro dos resultados das buscas, e esse fato têm relação direta com os pilares: usuário, busca e entrega de resultados.

Como a filosofia do Google é entregar o melhor resultado em menor tempo possível para seus usuários, foi feita uma verdadeira "varredura" no conteúdo dos sites relacionados aos termos e palavras-chaves feitas pelos usuários nas buscas, e com isso, o Google conseguiu otimizar os resultados e retornar com maior exatidão aquilo que o usuário realmente procura.

Muitos sites foram penalizados e perderam posição no ranking orgânico do Google, enquanto muitos outros sites subiram de posição no ranking por possuir conteúdo extremamente relevante em relação aos termos e palavras chaves específicas utilizadas pelos usuários.

A primeira grande atualização no algoritmo do Google aconteceu em 2011 e foi chamado de "Panda" (homenagem ao engenheiro do Google Biswanath Panda).

Antes do Panda não haviam critérios tão severos quanto a qualidade do conteúdo das respostas retornadas para as pesquisas efetuadas pelos usuários do Google, desse modo, a atualização surgiu justamente para otimizar os resultados das buscas.

As principais características do algoritmo do Panda são:

• Valorizar conteuacute;dos mais extensos, relevantes e detalhados sobre cada assunto;

• Combater as fazendas de conteúdo (content farms);

• Valorizar conteúdos relevantes genuinamente mais compartilhados nas redes sociais (Facebook, Twitter, Google Plus e outras grandes midias sociais);

• Combater sites com conteúdo caracterizados como Spams;

• Combater e penalizar sites com conteúdo duplicado;


Google Panda

Sobre conteúdo duplicado no site

Dentre as análises feitas nos sites pelo algoritmo do Panda, o conteúdo duplicado foi visto como o fator mais agravante para gerar penalizações.

Se o seu site possui bastante conteúdo e dentro desse conteúdo muita coisa é duplicada o Google entende que se trata de Spam e não se trata de conteúdo 100% original, com isso o Google penaliza o site fazendo-o cair de posição nos resultados orgânicos das buscas.

Se o seu site possui conteúdo duplicado e você ainda não sabe disso, acesse a ferramenta Duplicate Page Finder para descobrir esse conteúdo e corrigi-lo. Mas se o problema é saber se o conteúdo esta duplicado no site de outra pessoa acesse: Siteliner.com e descubra.

Caso os resultados das ferramentas de pesquisa acusem algum problema de conteúdo duplicado, faça o comparativo dessas páginas e reescreva o texto para torná-lo 100% original. Ou apenas coloque a tag "no-index" nas páginas duplicadas para que o robô spider do Google não indexe esse conteúdo e mais tarde o penalize.

Considerações finais

Seguindo as regras do Google e não praticando Black Hat seu site está livre de qualquer punição, e o retorno virá com o tempo e bastante trabalho!



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